segunda-feira, 14 de abril de 2014

gettin' healthier.

Desde bebé que gosto imenso de comer. E esse prazer só tem vindo a aumentar. Infelizmente, sempre adorei bolachas, chocolates, bolos e lacticínios, o que não contribui muito para um regime alimentar saudável. Tento comer sopa e fruta todos os dias, mas não acho que isso chegue, por isso decidi fazer algumas alterações na minha alimentação.


Leite de vaca. O leite de vaca é uma das minhas bebidas preferidas, mas cedo percebi que a lactose que contém só me fazia mal. Má disposição e uma constante sensação de estar cheia era o que sentia sempre que bebia leite de vaca. Decidi, então, experimentar o leite de soja. Apesar de não gostar do simples, amo os de Frutos Silvestres, Banana e Baunilha, da Alpro. Não me fazem mal nenhum e tomo-os sempre ao pequeno-almoço. No entanto, é preciso ter em conta o açúcar, porque alguns sabores têm mais do que outros. Uso leite de soja simples apenas para misturar com papá Cerelac, o que a torna muito mais leve. Para tomar com cereais tenho usado leite de amêndoas da Alpro, que cheira e sabe ligeiramente a amêndoas tostadas. Apesar de comprar estes produtos no Continente, também os podem encontrar no Pingo Doce, e noutros supermercados. O Continente tem uma linha próprio de leite de soja, mas não gosto tanto do sabor.


Trigo. Pão, bolos, arroz, massa... Adoro tudo! No entanto, tenho me apercebido que talvez seja intolerante ao glúten, pois tem me custado imenso fazer a digestão. Há, então, que ir procurar alternativas. Decidi cortar no pão branco, e apostar no pão mais escuro, que normalmente não tem farinha de trigo, ou quanto tem, está em quantidades menores. A minha mãe faz, semanalmente, pão em casa com farinhas Nacional (Pão Mistura, Pão Vitale, Pão Completo ou Pão Equilíbrio) ou Branca de Neve (Pão de Sementes, Pão de Mistura, Pão Integral, Pão Saúde), que não me fazem mal nenhum. Por vezes, usa apenas o que há em casa, como podem espreitar aqui, no blogue dela. As farinhas, geralmente, são uma mistura e têm sementes, o que é sempre bom. Estou a trocar o esparguete normal por esparguete de farinha de milho (à venda no LIDL) pois o sabor é idêntico. Quanto aos bolos e às bolachas, fazemos muitas vezes cá em casa, usando outras farinhas que não a de trigo. E quando me apetece comprar bolachas no supermercado, tento comprar com farinha de trigo integral. Quanto aos cereais, neste momento estou a comer uns de arroz tufado com sabor a chocolate, feitos com farinha de arroz, do Dia, que são uma delícia!


Refrigerantes. Também gosto imenso e bebia todos os dias, se não fizessem tão mal. Mas fazem e,  portanto, raramente bebo. Opto por sumos de fruta da Compal (Néctar Vital e Frutos Vermelhos), da Ceres, da The Berry Company, da Bongo e por chás, que bebo quase todos os dias. Na primeira foto, também pode ver um sumo de arandos do ECI e um de Aloé Vera. Os sumos de fruta do ECI são bons para a minha mãe, mas um pouco ácidos demais para mim, e o de Aloé Vera é óptimo apesar de ser caríssimo. 

Apesar de tentar sempre melhorar a minha alimentação, ainda há alimentos dos quais não consigo abdicar como o arroz branco (não gosto de arroz integral). Ainda assim, penso que apesar de serem poucas mudanças, fazem toda a diferença no meu dia-a-dia, pois não me sinto tão cheia e indisposta como me me sentia antes destas alterações. Espero ter ajudado alguém com os mesmo problemas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...